Cultura Arte

BEM VINDO AO 5 E 7 DISTRITOS DE LUMIAR E SÃO PEDRO DA SERRA MÚSICA CULTURA E ARTE...

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Abaixo-assinado Pela retomada, continuidade, ampliação e fortalecimento da Ação Cine+Cultura


Abaixo-assinado Pela retomada, continuidade, ampliação e fortalecimento da Ação Cine+Cultura

Para:Excelentíssima Senhora Ministra da Cultura, Ana de Hollanda

A diretoria do CNC encaminhou carta à Ministra da Cultura, Ana de Holanda e a Secretária do Audiovisual, Ana Paula Santana explicitando seu posicionamento favorável à continuidade e ampliação da ação Cine Mais Cultura, conforme compromisso publicamente assumido durante a reunião do Comitê Consultivo da SAV realizada ainda no primeiro semestre deste ano.

Encaminhado também as bases do movimento cineclubista, o documento solicita o apoio de tod@s, cineclubistas, cineclubes, realizadores, produtores e defensores da democratização do acesso à cultura para potencializar a reivindicação.


Confiram abaixo o teor da carta:

Pela retomada, continuidade, ampliação e fortalecimento da Ação Cine+Cultura

O Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros - CNC, através de sua diretoria, reafirma a importância estratégica da Ação Cine Mais Cultura para a ampliação e democratização do acesso à conteúdos audiovisuais e por consequencia a garantia de participação na produção cultural, direito universal, que se soma à Luta Pelos Direitos do Público, bandeira histórica maior do movimento cineclubista brasileiro em sua trajetória de 50 anos.

Reitera que o Cine Mais Cultura, ao viabilizar equipamento, conteúdo e formação, se firmou como a ação que capilarizou o acesso, a fruição e o compartilhamento da experiência audiovisual, ampliando a prática cineclubista para um conjunto ainda maior da população, essencialmente aos já penalizados pelas exclusões sociais, políticas e econômicas que ainda campeam no país.

Considerando:

· os custos reduzidos frente à outras iniciativas do MinC,

· o cumprimento, dentro das possibilidades, do cronograma e planejamento elaborado na gestão anterior,

· a participação positiva do CNC e os resultados, quer no contexto do grupo de assessoria pedagógica, quer na realização das atividades previstas no convênio assinado entre as partes (podendo ser mensurado nos relatórios de prestação de contas).

O CNC vem cobrar a inclusão do programa entre as prioridades do Ministério da Cultura para o ano de 2012, solicitando assim um cronograma de ações e a sinalização da garantia da manutenção da ação.

Conforme acertado em reunião realizada em 24 de junho de 2011, durante a 10ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, Santa Catarina, (relatada no ofício 017/2011) o CNC ainda aguarda o agendamento do encontro entre a Secretaria do Audiovisual, a Sociedade Amigos da Cinemateca e o CNC para avaliação e continuidade da parceria e do convênio.

Da mesma forma somamos aos pedidos de implantação de uma plataforma digital unificada que contemple a possibilidade de lançamento de dados e conferência dos indicadores dos resultados relacionados à ação, em especial, os relacionados à contabilização do público, com a possibilidade da utilização da plataforma do Pontão Cineclubista para o oferecimento de cursos à distância on line, conforme havia sido proposto pelo Grupo de Trabalho Pedagógico da Ação Cine Mais Cultura.

Assim, conforme manifestação da Exma. Ministra da Cultura Ana de Hollanda, o CNC reivindica a efetivação dos compromissos assumidos publicamente em nome da manutenção do Cine Mais Cultura e solicita a realização urgente de uma reunião de avaliação, reflexão e planejamento da retomada das atividades com a participação de representantes da SAv, da SAC e do CNC tendo como base de análise os relatórios apresentados pela Unidade Técnica responsável pela coordenação da implantação do Programa.

Renovamos os nossos votos de estima e consideração,

Apresentando nossas cordiais

Saudações Cineclubistas

A Diretoria

CNC - Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros


quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Chamada Rádio Comunitária a ser instalada no Núcleo Macaé de Cima do Parque Estadual dos Três Picos – PETP/APA Macaé de Cima, em Lumiar/Nova Friburgo/RJ.



Caros Conselheiros, Colegas e Colaboradores,
Gostaríamos de convidá-lo para a primeira reunião, no sentido de discutir a formação do Grupo Gestor, que deverá gerenciar a Rádio Comunitária a ser instalada no Núcleo Macaé de Cima do Parque Estadual dos Três Picos – PETP/APA Macaé de Cima, em Lumiar/Nova Friburgo/RJ.
A reunião está agendada para o dia 10/Dez, 10 h, na sede do núcleo, situada a rua Moacyr K. Brust, 11, Centro, Lumiar, Nova Friburgo/RJ. (Tel Núcleo Macaé de Cima:  22 2542 9530)
O recebimento dos equipamentos relativos à Rádio Comunitária e aos Instrumentos Audiovisuais pelo Núcleo Avançado do PETP/APA Macaé de Cima, se deu em função do programa “NAS ONDAS DO AMBIENTE” – iniciativa desenvolvida pela Secretaria Estadual do Ambiente – SEA, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEEDUC), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Viva Rio e Mosaico Central Fluminense - financiado pelo Fundo Estadual de Conservação e Desenvolvimento Urbano - FECAM.
A proposta está pautada no desenvolvimento de ações em educomunicação, de base socioambiental, e no contexto territorial do Mosaico Central Fluminense - MCF. Pretende-se que programas, vinhetas, videodocumentários, entrevistas, etc, entre outros formatos, possam ser replicados em outras rádios comunitárias presentes no Mosaico Central Fluminense, fortalecendo assim uma rede de comunicação.
No dia 26/Nov, apresentamos para as representações locais presentes na reunião do Conselho Consultivo da APA Macaé de Cima, a proposta de instalação da Rádio Comunitária. No respectivo dia, pedimos aos colegas que fosse replicado o convite aos interessados, em especial a grupos que já desenvolvem ações socioeducativas na região.

Portanto, convidamos a todos os interessados pelo tema a participarem conosco deste processo coletivo!
Para conhecer o programa, ações do Conselho Consultivo do PETP, bem como ações do Mosaico Central Fluminense, acessem:

http://aloambiente.blogspot.com/2011/11/programa-de-radio-sobre-o-nas-ondas-do.html
Att.
--
Alessandro Rifan
Gestão, Diálogo Social e Cooperação Institucional
Parque Estadual dos Três Picos - PETP
GEPRO/DIBAP/INEA
(22) 9211 8151

domingo, 20 de novembro de 2011

Encontro de Sabedorias Ponto de Cultura os Tesouros da Terra



"Encontro das Sabedorias" 
Momento de culminância do 1° ano de trabalho do nosso Ponto de Cultura Os Tesouros da Terra na Oficina Escola as Mãos de Luz.
Vai acontecer no próximo sábado dia 26 de novembro um "Encontro das Sabedorias ".
 Na Oficina Escola As Mãos de Luz, no Vale dos Peões, em Lumiar Nova Friburgo- RJ.
 Vai ter o lançamento dos livretos das benzedeiras, feira de troca de mudas e sementes,
Conversas e apresentação de danças populares.
 E é tudo de graça.
 Venham e tragam suas mudas e sementes também.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011


PROGRAMAÇÃO

24 de NOVEMBRO
9h – 9h30 - Credenciamento - lanche
9h30 – 10h - Feira  de Integração
10h – 12h30 - Palestra de Abertura “Redes Sociais: Desafios à Cooperação”
Augusto de Franco e Camila Santo; mediadora Sonia Araripe
12h30 – 14h - Almoço
14h– 16h - 1º Painel: Redes e Organização Comunitária
Samuca do CCHC / Vila Aliança e Lucinha do Banco Comunitário CDD
16h – 16h30 - Café
16h30 – 18h - 2º Painel: Jovens, Redes Sociais e Comunicação
Rene Silva - Voz da Comunidade e Silvana Vale - Banco da Providência
18h – 18h30 - Apresentação musical Grupo Toque de Prima

25 de NOVEMBRO
9h00 – 10h - Integração Feira
10h – 12h30 - Palestra Plenária  “Economia Solidária”
Sérgio Besserman e Alice Freitas rede ASTA; mediadora Sonia Araripe
12h30 – 14h - Almoço
14h – 16h - Encontro de Redes
Redes Comunitárias
Rede Comunicação
Desenvolvimento Comunitário
16h– 16h30 - Café
16h30  – 18h - Workshop - Captação de Recursos: cenários e fontes
Marcelo Estraviz - Presidente da ABCR e Ana Flávia Godoi - Núcleo ABCR Rio
18h – 18h30  - Apresentação musical Grupo Jongo da Serrinha

Local: Sesc Tijuca
R. Barão de Mesquita, 539

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Cineclube Lumiar: TERRA O FILMEdia 6 de Novembro(Um documentári...

Sinopse: TERRA! nos leva a conhecer as maravilhas do solo. O filme conta a história da fonte de fertilidade mais valiosa e esquecida da Terra, de sua origem milagrosa à sua degradação intensa. Constituído dos mesmos elementos que as estrelas, as plantas, os animais e nós mesmos, "a terra está muito viva". No entanto, na corrida industrial moderna por lucros e recursos naturais, nossa conexão com o solo e o respeito por ele foram perdidos. O filme resgata  a beleza e o poder de um relacionamento respeitoso e mutuamente benéfico com o solo.




quinta-feira, 27 de outubro de 2011



Começa nesta sexta-feira dia 28 de outubro a sexta edição do Festival Infantojuvenil de Dança no Sesc Nova Friburgo. A abertura será às 19h, com a Companhia Jovem de Ballet do Rio de Janeiro.  Studio 3 Núcleo de Artes e Dança, Escola de Dança Bibiana de Sá e Instituto de Esportes e Cultura de Nova Friburgo. Mais de 300 dançarinos de 15 escolas apresentam espetáculos de dança clássica, moderna, contemporânea, neoclássica, jazz, hip hop e street dance. Sempre das 19h às 22h, com entrada gratuita e classificação livre. A expectativa de público é de cerca de três mil pessoas ao longo do fim de semana.



Companhias amadoras participantes
Studio 3 Núcleo de Artes e Dança de Nova Friburgo
Oficina Escola de Artes de Nova Friburgo
Escola de Dança Edu Cigano – Nova Friburgo
Cia de Dança  Diego Dias – Teresópolis
Cia de Ballet Iane Rocha – Nova Friburgo
Companhia de Dança S. A. – Nova Friburgo
Bibiana de Sá Escola de Dança – Nova Friburgo
Cia de Dança Cosme Silva - Nova Friburgo
Centro Educacional Crescer Nova Friburgo
Físies Dance - Cantagalo
Tap-Dance Colégio Nossa Senhora das Mercês e Colégio D.Pedro I
Casa do Líbano-Nova Friburgo
Instituto de esportes e Cultura de Nova Friburgo
Casa de Cultura de Bom Jardim
Cia de Dança Mateus Costa Nova Friburgo
Educandário Miosótis Nova Friburgo

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Curso de Capacitação do Programa do Artesanato Brasileiro 




O curso de capacitação do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), que será realizado em Nova Friburgo pela SEDEIS e Secretaria de Cultura. As inscrições são gratuitas. O curso tem carga horária de 40 horas/ aula e visa à profissionalização e o aumento da competitividade do artesanato a partir do estímulo às diferenças e diversidades regionais.
Outro objetivo é promover atividades de capacitação estruturadas, que mobilizam os vários agentes envolvidos no fomento do setor artesanal.
As pessoas interessadas devem dirigir-se à Sec. de Cultura (Antigo Forum) para preencher a ficha de inscrição.
Período: 24 a 28 de outubro
Horário: 9h00 - 12h00 e 13h00 às 17h00

quarta-feira, 19 de outubro de 2011


Sensacional Baile com os Sanfoneiros da Serra

Data: 
Sáb, 29/10/2011 - 19:00

O grupo Sanfoneiros da Serra, organizado a partir de 2007, traz uma tradição musical da região de Lumiar e São Pedro da Serra.
Venha dançar e se divertir no Nosso Baile!
Entrada franca. Classificação etária livre.
O show será realizado no sábado, dia 29 de outubro, a partir das 19h, no Espaço Cultural São Pedro da Serra, que fica na Rua Rodrigues Alves, 237 – São Pedro da Serra, Nova Friburgo. O telefone para contato é (022) 2542-3365.

Conselho de Cultura se reúne quarta-feira, 19

Conselho de Cultura se reúne quarta-feira, 19: O Conselho Municipal de Cultura estará reunido na quarta-feira, 19, a partir das 18h30 na Sala de Concertos da Casa da Cultura (Praça Getúlio Vargas centro). Em pauta: entrega de um documento com necessiades da área de teatro, dança e música; escolha de mais duas cadeiras de suas demandas e ações.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

1ª Mostra de Música Instrumental da Primavera


Data: 
Sábado, 15/10/2011







Shows

  1. Restaurante Paiol - 22h: Fabrício Lima
  2. Espaço Bistrô - 22h: Betto Menasche
  3. Espaço Cultural São Pedro da Serra - 19h: Martelada Jam Session
  4. Restaurante Rosa dos Ventos - 22h: Expresso Santiago

quarta-feira, 5 de outubro de 2011


CINECLUBE LUMIAR
apresenta

Domingo, 9 de outubro de 2011, às 18h

SARAVAH
Documentário de Pierre Barouh  - BRASIL/FRANÇA - 1969 - 62 minutos

saravah3.jpg

Sinopse: As lentes do cineasta francês Pierre Barouh se voltam para o efervescente cenário da música popular brasileira, nos anos 70. Entre acordes e canções, o diretor faz uma declaração de amor à MPB, ao lado de nomes como Pixinguinha - então octagenário -, Maria Bethânia, Paulinho da Viola e Baden Powell.


AS SESSÕES DO CINECLUBE LUMIAR ACONTECEM TODOS OS DOMINGOS 
NO ESPAÇO CULTURAL CASA DO LAGO. 
A ENTRADA É FRANCA.
Lumiar, Nova Friburgo, Rio de Janeiro.
Apoio: Cine+Cultura, ASCINE-RJ, Oficina Escola As Mãos de Luz, Mika Informatica, CULTURANF, Espaço Cultural SPS,
e Casa do Lago
http://www.cineclubelumiar.org/
----------------------------
Cineclube Lumiar
  Conselho Diretor
----------------------------

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Oficina Escola As Mãos de Luz



Amantes da Brincadeira do Boi e da Cultura Popular


No dia 25 de setembro, domingo, às 17h, na Oficina Escola As Mãos de Luz teremos uma visita especial...         Reinaldo (Rei), lá de São Luis, Maranhão. Brincante de Bumba MeuBoi e cantador de toadas, estará aqui em Lumiar para se encontrar com Grupos que "brincam Boi", com o pessoal dos “Pontos deCultura” e com todas as pessoas que gostam das Boas Festas Populares.Ele vem nos visitar para falar e trocar ideias sobre o Bumba Meu Boi.Reinaldo participa de 3 grupos de Bumba Meu Boi em São Luis.O  Boi de Ribamar é PAIXÃO DELE.Mas não vai falar somente sobre o O Boi de Ribamar. Porque lá também tem O Boi da Maioba que ele gosta muito e é chamado de Boi das multidões. E tem também o Boi de Macaracã... Enfim... Muitas brincadeiras e sonsdiferentes para contar e mostrar...Reinaldo também sempre procura estudar sobre a história do Bumba Meu Boi, desde quando começou essa rica cultura, por volta de 1830, 1840,até os dias de hoje.          “Os Bois citados acima são os 3 maiores grupos no ritmo ou sotaque de matraca  que vou falar no nosso encontro... O bumba meu boié divido em vários ritmos que aqui chamamos de sotaques”...Gostaria muito de tê-los conosco neste encontro cheio de histórias e músicas...E tragam os seus bois, suas brincadeiras e brincantes para celebrarem juntos à esse brincante maranhense que vem nos visitar...Pedimos aos músicos que tragam seus instrumentos e aos convidados que levem algo gostoso para o nosso lanche coletivo.Teremos também a projeção de vídeos sobre os bois de lá e daqui.
Agradecemos desde já ao Luis Sil, que tornou possível este encontro...Grande abraço bovino e uma lambida da vaca malhada

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

FESTIVAL MULTICULTURAL





O 1º Festival Multicultural de Nova Friburgo será um acontecimento de celebração do renascimento da cidade de Nova Friburgo, para consolidar um processo de retomada da auto-estima da população, do movimento cultural local e da reconstrução emocional da cidade.

O Projeto fará a integração entre distritos distantes fisicamente, porém muito próximos ideologicamente. O Centro da cidade em conexão direta com o Distrito de São Pedro da Serra promoverá um movimento cultural que pretende “contaminar” a cidade com a leveza da arte. Comemorando ao mesmo tempo, os 193 anos da cidade, os 50 anos do Centro de Arte de Nova Friburgo e os 7 anos do Espaço Cultural São Pedro da Serra, o festival pretende incentivar um processo de renovação dos “ares” de Nova Friburgo.

Trata-se de um evento onde atividades de variadas manifestações culturais acontecerão em espaços já reconhecidos pela população como parte da pulsação cultural de nosso Município, espaços públicos, interagindo e interferindo diretamente na rotina da cidade e tornando a relação com a cultura muito mais fácil e direta. Teremos atividades no Centro no dia 30 de Setembro de 2011 e em São Pedro da Serra no dia 1° de Outubro de 2011.

Teremos música, dança, circo, e cinema numa programação diferenciada nos dois locais. Artistas locais e convidados de outras localidades se apresentarão em performances de alta qualidade e de atrações para todos os gostos, gêneros, idades e estilos, começando com uma cerimônia de abertura na Casa da Cultura, na Praça Getúlio Vargas, que acontecerá na forma de um pequeno coquetel, no dia 30 de setembro às 17:00h.

Este é um projeto promovido pelo Espaço Cultural São Pedro da Serra, a ONG Educari, com patrocínio da Secretaria Estadual de Cultura e apoio da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Cultura.
A entrada será franca e a censura é livre.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Cultura divulga programação para setembro


  

Cultura divulga programação para setembro

A Secretaria de Cultura de Nova Friburgo vem elaborando uma programação para o mês de setembro. Após o sucesso da apresentação do Duo Dimos Goudaroulis e Nicolau de Figueiredo, na Catedral de São João Batista, uma parceria da Prefeitura, Governo do Estado e Art Invest, o governo municipal pretende continuar oferecendo aos friburguenses e turistas atividades de lazer com qualidade.

No dia 7 de setembro será realizado o Desfile da Independência. Para o dia 10, estão programadas apresentações da Banda da Campesina Friburguense, pelo Projeto Banda na Praça; e Sanfoneiros da Serra, em Lumiar, além da peça “Pedra dos sonhos” no Teatro Municipal, que faz parte do Projeto Sesi Cultural.

No Cine Clube do Barão, que funciona na Oficina Escola de Artes, serão exibidos filmes gratuitos nos dias 7, 14, 21 e 28.  No dia 17, Paulinho Moska sobe ao palco do Teatro Municipal, também pelo projeto Sesi Cultural; e no dia 23, está programado um Encontro de Corais, pelo Projeto “Música na Catedral”.

Segundo o coordenador musical da Secretaria Municipal de Cultura, Mário Jorge, estão sendo estudadas viabilidades para o desenvolvimento de dois projetos: o Oficina na Praça, que pretende ser semanal; e o Arte na Praça, mensal e em sistema de rodízio em bairros da cidade. Em breve, a Secretaria Municipal de Cultura divulgará os horários e os temas dos filmes a serem apresentados no Cine Clube do Barão.



segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Nova Friburgo lança Agenda 21 local Plano Local de Desenvolvimento Sustentável será importante para guiar a reconstrução do município

Na próxima quarta-feira (10), a nova Agenda 21 de Nova Friburgo será lançada, com o apoio da Petrobras e da Prefeitura Municipal. O projeto, de responsabilidade socioambiental da Petrobras em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e a Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro, busca contribuir para o desenvolvimento sustentável nos 14 municípios do entorno do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em construção na cidade de Itaboraí.O evento ocorrerá no Nova Friburgo Country Clube e contará com a presença do presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Commam), Fernando Cavalcante; do presidente do Consórcio do Leste Fluminense (Conleste), Carlos Pereira; do coordenador do Fórum da Agenda 21 de Nova Friburgo, Paulo Roberto de Souza; do representante do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e coordenador da Agenda 21 do Estado, Carlos Frederico Castelo Branco; do diretor de cidadania e responsabilidade socioambiental do Ministério do Meio Ambiente, Geraldo Vitor de Abreu, além do representante da Petrobras e coordenador geral da Agenda 21 Comperj, Ricardo Frosini. A Agenda 21 Comperj é considerada uma nova forma de relacionamento da Petrobras com a região, identificando preocupações e potencialidades locais. O resultado é um Plano Local de Desenvolvimento Sustentável (PLDS) para cada município, englobando diversos temas como educação, cultura, meio ambiente, habitação, saúde, saneamento básico, transporte e segurança, entre outros.De acordo com Ricardo Frosini, o lançamento da Agenda 21 está acontecendo num momento muito oportuno. "Nova Friburgo está passando por um processo de reconstrução. Não há melhor momento para se planejar o que deve ser feito e envolver toda a sociedade, tanto neste planejamento quanto no acompanhamento das medidas que estão sendo tomadas pelo poder público. Nova Friburgo é pioneira em Agenda 21 na região. Neste contexto, o Plano Local de Desenvolvimento Sustentável que está sendo lançado, já contemplando as ações necessárias após o desastre de janeiro, deve se tornar o documento mais importante para o município".Segundo Fernando Cavalcante, "a Agenda 21 tem a capacidade de conectar nossa comunidade à problemática global do meio ambiente, reforçando a rede de pessoas e instituições, pelo mundo afora, que têm fé na capacidade humana de construir conjuntamente um planeta sustentável. E para isto acontecer, cada local, cada cidade tem que se organizar e fazer a sua parte. E o Plano Local de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 21 Nova Friburgo é exatamente isso: o compromisso de Nova Friburgo com a sustentabilidade da vida no e do nosso Planetinha". Em toda a região, a construção da Agenda 21 Local aconteceu em cinco etapas. Na primeira, foi realizado um trabalho de sensibilização e mobilização dos quatro setores (governo, empresariado, terceiro setor e comunidade), convidando toda a sociedade para participar de sua construção. Na segunda, foi realizado um Levantamento das Percepções Setoriais (LPS), identificando preocupações e potencialidades e indicando as ações necessárias em cada um dos capítulos da Agenda 21. Para a continuidade dos trabalhos em âmbito municipal, cada setor escolheu representantes para formar o Fórum Local e consolidar os resultados setoriais. Uma vez lançado o PLDS, o objetivo é que o mesmo se torne um guia tanto para políticas públicas quanto para outros tipos de ações no município.Após o desastre em janeiro de 2011, a Petrobras resolveu criar mais uma fase do projeto em Nova Friburgo, para que os diagnósticos e as ações do Plano Local pudessem ser atualizados neste novo contexto do município.
A representante do 3o setor, Vanderléia Pereira, destaca o trabalho realizado pelos representantes do Fórum durante o processo de construção da Agenda. “Eu me sinto realizada. Estou muito feliz em fazer parte da Agenda 21, que eu acompanho desde o início. É um trabalho feito em equipe, com decisões tomadas por consenso. É um trabalho no qual eu acredito”.Além Nova Friburgo, Silva Jardim, Rio Bonito, Itaboraí, Magé, Cachoeiras de Macacu, Maricá, Saquarema, Guapimirim, São Gonçalo, Tanguá, Casimiro de Abreu e Teresópolis lançaram as suas Agendas. Niterói será o último município do projeto a apresentar o seu PLDS. A cerimônia de lançamento acontecerá ainda este mês, no dia 24.
Maiores informações sobre o projeto Agenda 21 Comperj e as Agendas 21 locais em:agenda21comperj.com.br
Lançamento da Agenda 21 de Nova Friburgo
Dia: 10 de agosto Hora: 17h
Local: Nova Friburgo Coutry Clube - Av. Conselheiro Julius Arp 140, Nova Friburgo.

terça-feira, 19 de julho de 2011

I ENCONTRO DE MICRO TEIAS E CONCULTURA DA REGIÃO SERRANA



“ Região Serrana apresenta propostas de reconstrução e desenvolvimento, através de ações culturais para as 16 cidades, em São Pedro da Serra – Nova Friburgo ”



__._,_.___



                         I Encontro Regional Comcultura & Micro Teia Serrana, em São Pedro da Serra, Nova Friburgo, reunindo gestores públicos de cultura das 16 prefeituras e agentes culturais dos 27 Pontos de Cultura da região, focam debate sobre ações e políticas culturais, que  potencializem a Região Serrana, área fortemente atingida  pelas chuvas de janeiro. Com financiamento do Ministério da Cultura, apoio da Secretaria Estadual de Cultura e Comissão de Cultura da ALERJ, o encontro recebe  variados nomes para cinco mesas, oficinas e atividades culturais, no Colégio Estadual Jose Martins da Costa (Rua Rodrigues Alves, 368), e  locais extras ( Ponto de Cultura Sobrado Cultural Rural, e Ponto de Cultura Lumiar ).

                          Dia 21, após a abertura, MESA 1 - 15h: “ Políticas Culturais em Destaque: Cultura & Cidadania”, a Profa. Dra. Flavia Barreto - FFP UERJ;  Sr. Marcus Faustini,  Superintendente Cultura e Sociedade - SEC RJ, e  depoimento especial, do Sr.Joilson Chagas, motorista que devolveu R$ 74 mil reais perdidos de um agricultor, no ônibus da Viação 1001. Na MESA 2 - 20h, Sistemas de Cultura - O CPF da Cultura: Conselho, Plano e Fundo”,  Sr. Delmar Cavalcanti, da  Secretaria Estadual de Cultura RJ;  Sr. Pedro  Troyack, da Fundação Cultural e Turismo de Petrópolis, representando as Secretarias Municipais de Cultura da Região; o Vereador  Cláudio Damião, Câmara Municipal de Friburgo;  Sra. Patrícia Ferreira, representando o gabinete do Dep. Estadual Robson Leite, presidente Comissão de Cultura da ALERJ, e pela Comcultura RJ, a Profa. Ms, gestora cultural,  Cleise Campos.      
       
                         No segundo dia, 22 de Julho, no Sobrado Cultural Rural, em Santo Antonio, Bom Jardim, Mesa 3 -14h,  “ Programa Cultura Viva e Projeto de Lei Cultura Viva”, Sr. Geo Brito, Comissão Nacional Pontos de Cultura,  Sra. Juliana Lopes, Secretaria Estadual de Cultura RJ, Profº. Ms. Celio Turino, e Antonio Carlos Firmino, Fórum Estadual dos Pontos Cultura/Prêmio Tuxaua 2009.  Mesa 4, 17h, “A Cultura contribuindo para a reconstrução da Região Serrana”, Prof. Décio Luiz Freire, Fórum dos Gestores Públicos, Sra.Ms. Marjorie Botelho, Fórum Pontos Cultura da Região Serrana;Chefe da Representação Regional do Ministério da Cultura, André Diniz, e Profa. Elaine Monteiro – UFF.

                         Dia 23 de Julho, a Mesa 5 - 9:30h, aborda  o tema Cultura, Desenvolvimento e Cidadania,  com as presenças de: Luiza Borba - Fórum Pontos de Cultura da Região Serrana, Silvio Leal - Fórum dos Gestores Públicos Região; Dr. Marcelo Luiz, Sistema FIRJAN - Conselho Regional Serrana, e a Secretária Nacional de Cidadania Cultural, do Ministério da Cultura, Sra.Marta Porto, com  moderação do Chefe da Representação Regional RJ e ES do Ministério da Cultura, Sr. André Diniz.

                      Integrando a programação, a Oficina – Práticas Participativas de gestão nos Pontos de Cultura, ministrada pela Profa. Dra. Cristina Amélia Carvalho, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; o Plantão de Prestação de Contas com a Secretaria Estadual de Cultura, Ministério da Cultura e  Comcultura, contando com a participação de Valquiria Dias, Bia Araújo, Maria Amélia Curvelo e Roberta Martins. Visitas livres a Biblioteca Volante - Políticas Culturais, estão abertas a todos. “ Estamos propondo, num grande exercício de cidadania cultural, o aprofundando na elaboração de políticas culturais em rede. O I Encontro Regional Comcultura & Micro Teia SERRANA, quer ir além da reflexão  entre  gestores públicos e agentes dos Pontos de Cultura,  ampliando o debate com outros setores. Não podemos deixar a CULTURA fora do debate e das propostas que estão sendo pensadas, na reconstrução da Região”, destaca a Presidente do Pontão  Comcultura RJ, entidade realizadora do encontro, junto com o Fórum dos Pontos de Cultura da Região Serrana.

         
                      Uma mostra cultural e atividades artísticas, organizada pelos Pontos de Cultura locais, são destaque: Mineiro Pau, Folia de Reis, Xote de Roda, Danças, folguedos e rodas, um Baile Tradicional Rural, finalizando o encontro dia 24 de Julho, 9h, com o Cortejo Cultural dos Pontos. As inscriçõescom hospedagem e alimentação garantidos, estão à disposição para gestores públicos de cultura e representantes de Pontos de Cultura, que integram a Região Serrana: Areal, Bom Jardim, Carmo, Cachoeiras, Cantagalo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Friburgo, Petrópolis, Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto,Trajano de Moraes.


               Outras informações: Pontão Rede Fluminense de Cultura - Comcultura RJ (21)2725-6084, www.comculturarj.blogspot.com, ou Ponto de Cultura Rural  (22)9881-1322, Ponto de Cultura de Lumiar  (22)2542-4199.


Serviço:
Tema: I Encontro Regional COMCULTURA & Micro Teia – Pontos Serrana
Local: Colégio Estadual José Martins da Costa
Endereço: Rua Rodrigues Alves, 368 – Centro São Pedro da Serra / Nova Friburgo
Dias: 21,22,23 e 24 de Julho
Público alvo: gestores públicos de cultura, representantes de pontos de cultura, agentes culturais, professores, arte educadores, pesquisadores e artistas.




__._,_.___

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Beto Guedes em Lumiar

Programação do Evento Beto Guedes em Lumiar:

Sexta feira - 15 de Julho
19h Abertura do evento
21h30 - Artista selecionado
23h - TUNAI
Sábado - 16 de julho
10h - São Pedro da Serra - Caminhada com reconhecimento de ervas Medicinais com Valdir Feijão.
10h - Lumiar - Passeio de Jeep e Rafting com a Lumiar Aventura.
14h - Lançamento do Festival Gastronômico 
16h - Lançamento da exposição de fotografias nas Praças de Lumiar e São Pedro da Serra.
19h - Inauguração do Totem em Homenagem a Beto Guedes e Ronaldo Bastos.
21h30 - Artista selecionado
23h - Show ao vivo com BETO GUEDES.
Show com a Banda Nó Cego (São Pedro da Serra)
Domingo - 17 de Julho
9h - Atividades infantis. Passeios, atividades esportivas e Festival Gastronômico e feira de artes.
14h - Artista Selecionado
16h – show com RAIZ DO SANA, encerramento o evento.

Postos de venda

Friburgo
Posto Select
Fri chopp

Mury
Supermercado 
Gama

Lumiar
Bar do vovô


site Site do show Beto guedes Lumiar

quinta-feira, 9 de junho de 2011

CINECLUBE LUMIAR

 
CINECLUBE LUMIAR
apresenta:
 


Domingo, dia 12 de junho, às 18h:

18h - BEBÊS
Um filme de Thomas Balmés – FRANÇA – 2010 – 79’
cinema-Babies.jpg
Um filme de Thomas Balmés – FRANÇA – 2010 – 79’

Sinopse: Documentário antropológico que segue o primeiro ano de vida de quatro bebês, em seus países e culturas de origem: A bebê Ponijao vive com a família no interior da Naibia e engatinha livremente pelo chão de terra, assim como Bayarjargal, que vive  em um vilarejo na Mongólia. Já Mari, que mora em Tóquio, tem acesso a tecnologias e sempre experimenta jogos educativos, Hattie, moradora de São Francisco também vive do mesmo modo. Ao observar esses bebês em seu primeiro ano de vida em ambientes tão distintos, é possível perceber como tudo os une e como é a jornada humana para dominar o mundo ao redor e seu próprio corpo. Documentário /Cl: Livre


As sessões do Cineclube Lumiar acontecem todos os domingos 
no salão da SOCIEDADE MUSICAL EUTERPE LUMIARENSE
- Lumiar, Nova Friburgo - RJ. 
Entrada franca.
Apoio: CineMais Cultura, ASCINE-RJ, AMA-LUMIAR, Oficina Escola As Mãos de Luz e CULTURANF.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

SEMINÁRIO INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS NA APA MACAÉ DE CIMA – SUBSÍDIOS PARA O PLANO DE MANEJO




SEMINÁRIO INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS NA APA MACAÉ DE CIMA – SUBSÍDIOS
PARA O PLANO DE MANEJO

OBJETIVOS

Vivemos um momento especial na APA de Macaé de Cima, com a elaboração
do seu Plano de Manejo. O INEA contratou a Associação Mico Leão
Dourado que está fazendo um amplo diagnóstico para caracterização de
toda região de forma a serem apontadas possibilidades para o
desenvolvimento local e as formas de ocupação e uso de cada área. Para
que esse Plano seja bem realizado e assumido pelas comunidades, ele
deve ser feito de forma participativa. Deve englobar os conhecimentos
tradicionais de nosso povo, agregar novas experiências e apontar
eventuais correções para melhoria da qualidade de vida da população e
preservação da natureza. Em sua elaboração temos que contar com o
envolvimento da comunidade para que seu resultado preveja ações
possíveis e sustentáveis para geração de renda na agricultura, no
turismo e para outras iniciativas. Enfrentaremos, também, grandes
desafios, como a limpeza dos rios, a conservação das matas e das
nascentes, os conflitos históricos da região, os loteamentos
irregulares, o turismo depredador, etc. Pensando em tudo isso, o
Conselho Consultivo da APA propõe a realização do SEMINÁRIO
INICIATIVAS SUSTENTÁVEIS NA APA MACAÉ DE CIMA – SUBSÍDIOS PARA O PLANO
DE MANEJO, com o objetivo de criar um bom ambiente para ampla
divulgação de informações, troca de experiências e debate, visando a
formulação de sugestões que venham a servir de base a estruturação do
Plano de Manejo.


PROGRAMAÇÃO

04/06/11 de - 9:00 as 11:30 h


ATIVIDADES DIVERSAS

Oficina sobre agroecologia – CLAUDEMAR MATTOS
Oficina sobre mudas e sementes de espécies nativas – MARCOS CUNHA
Oficina sobre atividades de educação ambiental focadas para
professores – FERNANDO GUERRA
Oficina sobre serviços ambientais - PSA Água – MAURÍCIO RUIZ
Oficina sobre Políticas públicas para venda de produtos da agricultura
familiar/PAA (programa aquisição de alimentos) e PNAE (programa
nacional de alimentação escolar) – ALEXANDRE e CLAUDIA SCHMIDT
Oficina sobre cooperativismo - GENEROSA
Oficina sobre ecoturismo e ervas medicinais – VALDIR FEIJÃO
Rodas de conversas sobre a história da região;
Apresentação de filmes - Caminhos do Rio - agroecologia.... ;
Oficinas de artesanato e produtos alimentícios;


11:30 as 13:30 h:

Almoço, feira e exposição.

13:30 as 15:30 h

MESA 1 – AGRICULTURA - CONCILIANDO AGRICULTURA E CONSERVAÇÃO DA
NATUREZA - Mediador PAULO PETERSEN


- JAILTON BARROSO- Apresentação dos resultados obtidos com o
levantamento promovido pela Câmara Temática de Levantamento de Dados
sobre a agricultura local

- IVO – Apresentação sobre a experiência com a criação do Parque da
Serra do Brigadeiro, os conflitos e as soluções encontradas pela
comunidade – acordos firmados

- JOSÉ FERREIRA - apresentação sobre sua experiência agroflorestal:
extração do Açai em Paraty

-Debate


MESA 2 – GERAÇÃO DE RENDA – Mediador ROBSON HERINGER

- MARCOS CUNHA – Apresentação sobre iniciativas na região de produção
familiar de alimentos

- Turismo Sustentável – experiências e resultados – projetos em andamento

- Economia Solidária – estruturando redes solidárias de comércio

- Debate



MESA 3 – EDUCAÇÃO AMBIENTAL – Mediador JOSÉ FERNANDO SILVA MELLO

-VIRGINIA VILLAS BOAS SÁ REGO – Apresentação sobre a educação
ambiental praticada pelas escolas da região

- DECLEV - Subsídios para educação ambiental

- FERNANDO GUERRA - Implantando a educação ambiental nas escolas

- Debate

16:00 h - degustação de café, chás, cervejas e bebidas artesanais
produzidas na região.

05/06/11

- 08:00 h – Café com Broa

- 09:00 h – Dinâmica em homenagem ao Dia do Meio Ambiente

- 10:00 h – PLENÁRIA FINAL – mediadora MARIA JOSÉ CARNEIRO

Apresentação dos trabalhos/resultados pelos mediadores das mesas 1, 2 e 3;
Apresentação dos módulos do Plano de Manejo pela equipe executora
Debate
Leitura de tópicos para elaboração de documento a ser entregue ao INEA.


14:00 h – Lanche e despedida