Cultura Arte

BEM VINDO AO 5 E 7 DISTRITOS DE LUMIAR E SÃO PEDRO DA SERRA MÚSICA CULTURA E ARTE...

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Oficina Escola As Mãos de Luz



Amantes da Brincadeira do Boi e da Cultura Popular


No dia 25 de setembro, domingo, às 17h, na Oficina Escola As Mãos de Luz teremos uma visita especial...         Reinaldo (Rei), lá de São Luis, Maranhão. Brincante de Bumba MeuBoi e cantador de toadas, estará aqui em Lumiar para se encontrar com Grupos que "brincam Boi", com o pessoal dos “Pontos deCultura” e com todas as pessoas que gostam das Boas Festas Populares.Ele vem nos visitar para falar e trocar ideias sobre o Bumba Meu Boi.Reinaldo participa de 3 grupos de Bumba Meu Boi em São Luis.O  Boi de Ribamar é PAIXÃO DELE.Mas não vai falar somente sobre o O Boi de Ribamar. Porque lá também tem O Boi da Maioba que ele gosta muito e é chamado de Boi das multidões. E tem também o Boi de Macaracã... Enfim... Muitas brincadeiras e sonsdiferentes para contar e mostrar...Reinaldo também sempre procura estudar sobre a história do Bumba Meu Boi, desde quando começou essa rica cultura, por volta de 1830, 1840,até os dias de hoje.          “Os Bois citados acima são os 3 maiores grupos no ritmo ou sotaque de matraca  que vou falar no nosso encontro... O bumba meu boié divido em vários ritmos que aqui chamamos de sotaques”...Gostaria muito de tê-los conosco neste encontro cheio de histórias e músicas...E tragam os seus bois, suas brincadeiras e brincantes para celebrarem juntos à esse brincante maranhense que vem nos visitar...Pedimos aos músicos que tragam seus instrumentos e aos convidados que levem algo gostoso para o nosso lanche coletivo.Teremos também a projeção de vídeos sobre os bois de lá e daqui.
Agradecemos desde já ao Luis Sil, que tornou possível este encontro...Grande abraço bovino e uma lambida da vaca malhada

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

FESTIVAL MULTICULTURAL





O 1º Festival Multicultural de Nova Friburgo será um acontecimento de celebração do renascimento da cidade de Nova Friburgo, para consolidar um processo de retomada da auto-estima da população, do movimento cultural local e da reconstrução emocional da cidade.

O Projeto fará a integração entre distritos distantes fisicamente, porém muito próximos ideologicamente. O Centro da cidade em conexão direta com o Distrito de São Pedro da Serra promoverá um movimento cultural que pretende “contaminar” a cidade com a leveza da arte. Comemorando ao mesmo tempo, os 193 anos da cidade, os 50 anos do Centro de Arte de Nova Friburgo e os 7 anos do Espaço Cultural São Pedro da Serra, o festival pretende incentivar um processo de renovação dos “ares” de Nova Friburgo.

Trata-se de um evento onde atividades de variadas manifestações culturais acontecerão em espaços já reconhecidos pela população como parte da pulsação cultural de nosso Município, espaços públicos, interagindo e interferindo diretamente na rotina da cidade e tornando a relação com a cultura muito mais fácil e direta. Teremos atividades no Centro no dia 30 de Setembro de 2011 e em São Pedro da Serra no dia 1° de Outubro de 2011.

Teremos música, dança, circo, e cinema numa programação diferenciada nos dois locais. Artistas locais e convidados de outras localidades se apresentarão em performances de alta qualidade e de atrações para todos os gostos, gêneros, idades e estilos, começando com uma cerimônia de abertura na Casa da Cultura, na Praça Getúlio Vargas, que acontecerá na forma de um pequeno coquetel, no dia 30 de setembro às 17:00h.

Este é um projeto promovido pelo Espaço Cultural São Pedro da Serra, a ONG Educari, com patrocínio da Secretaria Estadual de Cultura e apoio da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Cultura.
A entrada será franca e a censura é livre.