Cultura Arte

BEM VINDO AO 5 E 7 DISTRITOS DE LUMIAR E SÃO PEDRO DA SERRA MÚSICA CULTURA E ARTE...

domingo, 12 de setembro de 2010

4ª Feira da Terra - edição de primavera


Realizou-se em Lumiar, nos dias 4 e 5 de setembro, a quarta edição da Feira da Terra – feira de cultura, artesanato, produtos orgânicos e agroecologia – inaugurada em março deste ano, reafirmando seus principais compromissos:

  • Tornar-se um espaço de reunião dos moradores, visitantes e produtores locais, possibilitando a expressão de manifestações artísticas e a troca de ensinamentos e sabedorias tradicionais e contemporâneas; a valorização do artesanato ecológico e regional; além de estimular a produção e o consumo de alimentos orgânicos (sem agrotóxicos e mais ricos em nutrientes).
  • Promover a preservação do meio ambiente e o fortalecimento da agricultura familiar, através da parceria entre produtores e consumidores.

A Feira da Terra, mais do que um espaço de encontros e de troca comercial é, também, um espaço de união e engajamento pela saúde do Planeta Terra, apresentando atividades como a Tenda da Cura (atendimentos terapêuticos a preços populares); a Tenda das Crianças (com atividades artísticas e oficinas voltadas ao público infantil); o Sarau da Terra (palco aberto aos artistas locais); rodas de conversa sobre a Cura Planetária, oficinas ecopedagógicas, palestras, mostra de filmes, teatro, música, danças, poesias e vivências.


No sábado à tarde, além dos músicos locais presentes no Sarau da Terra, os artistas do Sana (Macaé) trouxeram brilho ao evento com a apresentação do “Auto do Boi Brilho da Lua”, pela trupe Grandes Seres da Montanha; seguida pelo belíssimo espetáculo “Quando a Maré Baixar”, pelo Grupo Sambando, que conta a história do Samba de Roda; finalizando a programação do dia com a dança afro “Energias da Floresta” pelo Grupo Negra Alma, numa proposta de resgate de nossas raízes culturais populares.


No domingo, o palco do Sarau foi tomado por vários artistas talentosos de Lumiar: a Banda de Reggae Urutao; o duo Rodrigo Garcia e Tiaya, de música folk; Taynã Fontes, Isaias Mostowski, Jorge e Sabá, com músicas latino-americanas. Na Tenda das Crianças, oficina de stencil em bolsas de algodão, com Luar Grinsberg, e a “Meditação pela Cura do Planeta e Transformação Pessoal”, na Tenda da Cura, com Tatjana Lorenz, do TIBÁ.


A quinta edição da Feira da Terra está programada para os dias 9 e 10 de outubro. Contatos pelo email: feiradaterralumiar@gmail.com e pelos telefones (22) 2542 6117 / 9223 7144/ (Tiaya e Pedro) ou (22) 9287 6699 (Sandra).



Nenhum comentário:

Postar um comentário