"CINEMA PARA OS OUVIDOS"
7' Mostra Cinema Popular Brasileiro
1, 2 e 3 de outubro de 2010
Durante o final de semana de 1 a 3 de outubro, os distritos de Lumiar e São Pedro da Serra, em Nova Friburgo, receberão pelo sétimo ano consecutivo mais uma edição da Mostra Cinema Popular Brasileiro.
O evento acontecerá simultaneamente no Espaço Cultural São Pedro da Serra e no Cineclube Lumiar (Euterpe Lumiarense) com entrada franca. A Mostra é competitiva e o público poderá votar nos filmes que mais gostar. Ao todo, 40 filmes serão exibidos, em 12 programas. Os três filmes mais votados pelo Júri Popular ganharão o ‘Troféu Cinema Popular Brasileiro’, confeccionado por artistas locais. Esta é a primeira edição competitiva da Mostra Cinema Popular Brasileiro.
Panorama do cinema nacional
Ao todo, 116 filmes de 14 estados brasileiros foram inscritos e participaram do processo seletivo da 7ª Mostra Cinema Popular Brasileiro. Na lista, uma pequena amostra da produção cinematográfica nacional dos últimos dois anos. O Sudeste foi recordista em números de filmes inscritos na Mostra. Sul e Nordeste são as grandes revelações com produções de alta qualidade técnica e roteiros bem realizados. Do Cetro-Oeste, oito inscrições entre documentários e ficções, e da região Norte, a Mostra recebeu dois filmes.
Descompromissada em apresentar ao público apenas grandes produções nacionais ou filmes premiados nos festivais de maior expressão no Brasil, a Mostra Cinema Popular Brasileiro tem por característica selecionar obras, que de alguma maneira tenham um traço em comum, que dialoguem entre si. Este ano, o tema proposto pela Mostra foi ‘Cinema para Ouvidos’; priorizando produções que dão destaque à sonoridade (ou a sua ausência), à trilha sonora, ou à captação de som na obra fílmica.
PROGRAMA
LUMIAR
6 Programas – 19 Filmes
Local: Cineclube Lumiar - Sociedade Musical Euterpe Lumiarense
SEXTA-FEIRA, 01 DE OUTUBRO
SEXTA, 1 DE OUTUBRO
20H00 PROGRAMA 1
UM DIÁRIO PARA MANOEL DO COCO
Documentário de Luiz Bargmann Netto, – 54 minutos – Pernambuco / Paraíba, 2010
Sinopse: “Um Diário para Manoel de Coco” começa com o achado de uma fita K7 sem identificação, na falação ali gravada apenas um nome e um lugar. Assim tem início a viagem de busca por Manoel lá nos limites de Pernambuco e Paraíba. Na viagem o viajante anda pela fronteira ora de um lado ora de outro, busca e rebusca; mas os causos de Manoel fazem rir e os comentários de seus ouvintes trazem outras memórias; no final tudo vira uma só história.
SÁBADO, 2 DE OUTUBRO
16H00 PROGRAMA 2
VINCENT – VIDA E SIMPLICIDADE
Experimental de Cleber Avancini, Fernando Diniz, Rafael Speranza e Yuri Ledesma – 22 minutos – São Paulo, 2008
Sinopse: Retrato da vida de um dos maiores gênios da pintura.
QUIMERA
Ficção de Melissa Lipinski – 16 minutos – Santa Catarina, 2010
Sinopse: Esda, 60 anos, mesmo casada passou toda a sua vida adulta acreditando ter um amante imaginário. Agora viúva, quando poderia “assumir” seu relacionamento, Esda decide experimentar novas sensações. Mas como romper com alguém que faz parte do seu ser?
O CÉU É AQUI
Experimental de Paulo Luiz Barata – 7 minutos – Rio de Janeiro, 2010
Sinopse: Um poema visual apartir de imagens de Nova Friburgo.
17H00 SESSÃO PROGRAMA 3
O SEGREDO DO POETA, CAPÍTULO UM
Ficção de Wanderson Chan – 28 minutos – Rio de Janeiro, 2010
Sinopse: Dois alunos que se encontram no limiar de serem reprovados na disciplina de literatura, são surpreendidos com uma prova final sobre o poeta Casimiro de Abreu. Num desses acasos do destino eles encontram Lia, uma menina simplória no seu jeito de ser, mas, grande fã e conhecedora das obras literárias do poeta, ela por sua vez, os ajuda nessa complicada missão.
TRIUNFO, O INÍCIO DE UMA TRADIÇÃO
Documentário de Daniel Ignácio Silva – 15 minutos – Rio de Janeiro, 2008
Sinopse: A história por trás do nome Triunfo, distrito de Santa Maria Madalena/RJ, contada por seus moradores.
QUILOMBO
Documentário de Nina Tedesco e Renata Azevedo Lima – 17 minutos – Rio de Janeiro, 2010
Sinopse: O filme investiga uma localidade na região serrana do município de Casimiro de Abreu (RJ) chamada “Quilombo”. O acesso é difícil, estrada de chão sinuosa e esburacada, com altitude mínima de cerca de 700m, abundância de água e terra fértil. Chegando lá, nenhum negro foi encontrado, apenas descendentes de colonos suíços. A questão “O nome do local tem relação com o passado de resistência dos escravos?” é o fio condutor do filme, que reúne entrevistas com moradores e ex-moradores do Quilombo, moradores da cidade de Casimiro e historiadores, além de belíssimas imagens da natureza do local, mapas e manuscritos sobre a região, produzidos no início do século XIX. A trilha sonora é uma interpretação original de ritmos africanos.
20H00 PROGRAMA 4
A CULTURA DO REPENTE
Documentário de Riccardo Migliore – 15 minutos – Paraíba, 2010
Sinopse: vídeo-interação com os poetas populares de Campina Grande.
ZÉ KATIMBA
Documentário de Celso Araújo - 11 minutos – Rio de Janeiro , 2008
Sinopse: Um pouco da história deste compositor de sambas-enredos, três vezes campeão pela Imperatriz Leopoldinense.
BABAU PARA TODOS
Documentário de Carlos Normando – 20 minutos – Ceará, 2010
Sinopse: Babau do Pandeiro é o cambista que virou artista e não quer nem saber em que bicho isso vai dar.
DO MORRO?
Documentário de Mykaela Plotkin e Rafael Montenegro – 20 minutos – Pernambuco, 2010
Sinopse: “Do Morro?” é um documentário sobre o mais recente fenômeno da música pernambucana, o cantor João do Morro. No filme, músicos, formadores de opinião e acadêmicos falam sobre a trajetória do músico, discutindo as polêmicas em que se envolveu, os mecanismos contemporâneos de divulgação da cultura e o rompimento das fronteiras geográficas e sociais pelos músicos da periferia.
DOMINGO, 03 DE OUTUBRO
16H00 PROGRAMA 11 - INFANTIL
O MÁGICO E A DOMADORA
Animação de Rafael Jardim – 3 minutos – Bahia, 2010
Sinopse: Uma simples briga de casal transforma-se em números repletos de magia, onde as cores do circo unem-se ao Mágico e à Domadora compondo, um belo espetáculo. Animação feita com a técnica stop-motion, usando bonecos de massa de modelar.
A ESPERANÇA É A ÚLTIMA QUE MORDE
Animação de Neil Armstrong – 6 minutos – Ceará, 2010
Sinopse: Dois urubus cearenses a procura de carniça rondam um sítio no interior do Ceará durante uma época de seca. Eles se deparam com uma vaquinha magricela que ainda acredita na Esperança.
LANCHINHO NOTURNO
Animação de Clarissa Nascimento – 3 minutos – Rio de Janeiro, 2010
Sinopse: Uma garotinha e um vampiro têm seus caminhos cruzados em um lanchinho noturno.
ENCICLOPÉDIA
Ficção de Bruno Gularte Barreto – 14 minutos – Rio Grande do Sul, 2009
Sinopse: Alex é menino tímido, franzino e de óculos grossos. Ele percebe o mundo através dos verbetes que formam os volumes de uma enciclopédia. Mas ele vai descobrir que nem todas as palavras de uma enciclopédia podem decifrar uma menina de 10 anos. No momento em que conhece Amanda, ele aprende que o amor nos dá coragem para fazermos coisas antes inimagináveis.
LUMIS O VAGA LUME
Animação de Marcelo Tannure – 16 minutos – Minas Gerais, 2007
Sinopse: No início da primavera os vagalumes precisam encontrar suas companheiras, mas um acidente coloca Lumis em apuros e ele vai precisar da ajuda de seus fiéis amigos para o livrar das garras do Arac, a aranha.
ASAS DA LIBERDADE
Animação de Cacinho – 3 minutos – Minas Gerais, 2009
Sinopse: Os músicos, assim como os pássaros produzem sons encantadores. Esta música tem o poder de nos transportar para as nuvens. Faz-nos sentir leves, soltos e nos dá a sensação de liberdade. Temos até, a impressão de poder voar como os pássaros. Será que é por este motivo que os prendemos em gaiolas?
O que será que acontece, quando eles trocam de lugar?
18H00 PROGRAMA 5
HEMP
Ficção de Cid César – 25 minutos – Rio de Janeiro, 2010
Sinopse: Quase colado a agitada Zona Sul carioca um homem se mantém alheio ao corre-corre da vida urbana.
LAURIMAR E OUTRAS LENDAS
Documentário de Bob Barbosa, Chico Caprario e Miguel Ângelo – 40 minutos – Pará, 2010
Sinopse: O imaginário da Amazônia na voz de Laurimar Leal, artista multifacetado que canta as histórias e mitos que formam a cultura amazônica e brasileira.
19H00 PROGRAMA 1 (REEXIBIÇÃO)
UM DIÁRIO PARA MANOEL DO COCO
Documentário de Luiz Bargmann Netto, – 54 minutos – Pernambuco / Paraíba, 2010
Sinopse: “Um Diário para Manoel de Coco” começa com o achado de uma fita K7 sem identificação, na falação ali gravada apenas um nome e um lugar. Assim tem início a viagem de busca por Manoel lá nos limites de Pernambuco e Paraíba. Na viagem o viajante anda pela fronteira ora de um lado ora de outro, busca e rebusca; mas os causos de Manoel fazem rir e os comentários de seus ouvintes trazem outras memórias; no final tudo vira uma só história.
Nenhum comentário:
Postar um comentário